fbpx

Cultura

la Feijoadá e la Moquecá

>>>

O que não fazem as artes do marketing! Aproveitando o far niente do verão europeu (que em Paris mais parece outono), a rede de congelados Picard — os melhores congelados do planeta! — lançou umas novidades na linha “comida exótica” Entre os chile con carne e as frites de yuca (aipim frito), tem uma boa Feijoadá e uma Moquecá de camarão que dá para o gasto, embora praticamente sem dendê. A primeira custa 4,60 euros a embalagem de 350 gr. A segunda, 4,95 euros.
Mas o melhor é o texto que acompanha cada prato, e que vem recheado de clichês.
A Moquecá é apresentada como um “prato tradicional que faz as papilas gustativas gingarem, e que consiste em camarões cozidos num molho de leite de coco, limão verde e pimentão”. Tudo isso envolto em “muita doçura e algumas notas apimentadas que embarca você, já nas primeiras garfadas, a uma praia da Bahia”. Saravá!
A Feijoadá é apresentada como “um prato delicioso, apimentado mas sem exageros. A carne (uma linguiça e um pedaço de porco) tem pouca gordura e o balanço nutritivo é perfeito: carne, cereais, leguminosas, molhos que são fonte de proteína, tudo isso numa só receita”. Imagine se algum brasileiro pensa em nutrição quando encara uma feijoada!
Para os puristas, é bom lembrar que o feijão não é do Brasil, mas da Argentina e/ou do Canadá: globalização dá é nisso!
P. S. — já o Paô de queijô, vendido em saquinhos de dez unidades, divide opiniões: uns acham que os bolinhos são deliciosos mas pedem um molho apimentado. Outros acham que são uma massa borrachuda e em que o queijo passa longe, muito longe. Taí: foi o que achei de melhor.

Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.

Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.