CPI
18.10.2021
A Cruz de Bolsonaro
O jornal francês La Croix (A Cruz) dedica sua capa de hoje à “falência de Bolsonaro”, com base no relatório da CPI da Covid que deveria ser apresentada nesta terça-feira, mas foi adiada para aplainar divergências existentes. “A responsabilidade do presidente brasileiro é central na catástrofe sanitária ligada à pandemia, a mais mortal do mundo depois dos Estados Unidos”, escreve o jornal.
A correspondente do La Croix em São Paulo, Marie Naudascher, faz um resumo dos cinco meses de trabalhos da comissão de inquérito, que responsabiliza pelo menos 40 políticos e empresários. Ela lembra que Bolsonaro negou a gravidade da epidemia, a eficiência das máscaras, do confinamento e mesmo da vacinação, assim contribuindo à propagação do vírus. O senador Randolfe Rodrigues acusa o presidente de 11 crimes, entre eles contra a humanidade e contra a saúde pública, e charlatanismo.
Os franceses lerão, ainda, que Carlos e Eduardo Bolsonaro são mencionados no relatório final da CPI por terem financiado a propagação de informações falsas sobre a pandemia nas redes sociais. O epidemiologista da FGV, Eduardo Massad, explica ao La Croix: “Se o governo federal tivesse aceitado as 70 milhões de doses da vacina Pfizer e 100 milhões de doses de Coronavac no segundo semestre de 2020, pelo menos 110 mil vidas teriam sido salvas”.
Amanhã, terça-feira, um memorial às vítimas da Covid-19 deve ser inaugurado diante do Congresso, em Brasília, feito com 27 pedras triangulares, cada uma para um estado brasileiro.
Leia Mais
11.11.2021
Incontinência fiscal
A revista The Economist lembra que Guedes, em setembro de 2019, disse ao Congresso que "fariam história se conseguissem manter o orçamento sob controle", e até acrescentou que "a classe política não deveria perseguir ministros, implorando por dinheiro".
01.11.2021
CIDADÃO BOLSONARO (SOB PROTESTOS)
Nevoeiro, chuva e Bolsonaro marcaram a manhã em Anguillara Veneto. "Tudo bem que ele visite a cidade de onde é originária a sua família, mas não que ele seja apresentado como modelo a seguir, concedendo-lhe a cidadania honorária", disse o vereador, Antonio Spada, à France Presse.
>>> MR
25.10.2021
Câmara de Veneta aprova cidadania a Bolsonaro
A Câmara Municipal de Anguillara Veneta aprovou a concessão de cidadania honorária ao presidente Bolsonaro, que a visitará no fim de semana, quando estará em Roma para a reunião do G20.
>>> MR
19.10.2021
Brazil’s Evolving Relationship with China
Despite Bolsonaro’s at times antagonistic rhetoric, Brazil has maintained strong ties with China. In 2020, China received over a third of Brazil’s exports in a bilateral trade worth $100 billion.
>>> Americas Quarterly/EUA
Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.
Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.