fbpx

Oriente Médio

Arábia Saudita: condições para a paz.

>>>

A Arábia Saudita deu uma lista de condições para normalizar relações com Israel ao assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, segundo o correspondente do Axios no Oriente Médio, o jornalista israelense Barak Ravid.
Como a Arábia Saudita tem um grande peso regional no Oriente Médio, se ela aderir aos Acordos de Abraão é possível que leve junto outros países árabes e muçulmanos.
Entre as condições sauditas listadas pelo príncipe Mohammed bin Salman, conhecido por MBS, algumas tem a ver com os Estados Unidos, como, por exemplo, a melhora nas relações que ficaram distantes depois da execução do jornalista Jamal Khashoggi, na Turquia, e a observância dos direitos humanos no reino saudita. O presidente Biden tem se recusado a encontrar-se com MBS. Para Israel, a condição principal deve ser a existência de progresso na questão palestina.
O chanceler saudita Faisal Bin Farhan esteve com o secretário de Estado Tony Blinken na quinta-feira da semana passada, em Washington, mas nenhum dos dois mencionou uma eventual normalização com Israel, ou os Acordos de Abraão, iniciados na gestão do ex-presidente Donald Trump.
O jornalista Barak Ravid informa que “pelo menos um novo país deverá assinar os Acordos de Abraão no ano que vem”. Desde 2009, na administração do ex-presidente Obama, os Estados Unidos tentam aproximar a Arábia Saudita e Israel. Os sauditas deram luz verde para os Emirados Árabes Unidos e Bahrain assinarem os acordos de paz, e abriram seu espaço aéreo para os aviões israelenses.

(foto do Daily Sabah)

Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.

Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.