fbpx

Ricardo Abromovay

Vivemos uma crise ecológica, social e democrática

Os bens e serviços que compõem a base das sociedades contemporâneas apoiam-se em quatro materiais: cimento, aço, plástico e amônia. São eles que deram lugar às grandes transformações que revolucionaram a vida social dos últimos cento e cinquenta anos.

>>>

A volta da fome, uma tragédia anunciada

É impossível subestimar a importância da invasão russa à Ucrânia para explicar o recente avanço da fome no mundo.  

>>>

União Europeia caminha para a grande desintoxicação química

São cada vez mais robustas as evidências sobre o caráter tóxico da riqueza nas sociedades contemporâneas.

>>>

Ciência é fundamental, mas incapaz de responder a tudo, diz autor chileno

A valorização da ciência é um dos mais importantes pilares da convivência democrática. Isso se deve a duas razões básicas.

>>>

Inovações recentes colocam o agro convencional em xeque

A “Primavera Silenciosa” completou 60 anos. Trata-se do livro de Rachel Carson, bióloga marinha norte-americana, inspiração fundamental para as lutas socioambientais contemporâneas e mostrou, pela primeira vez, impactos destrutivos globais do uso em larga escala de agrotóxicos.

>>>

O fim da hiperglobalização coloca a ética no centro da economia

A ciência econômica, tal como ela se consolidou desde o final do Século XIX, afastou de seu horizonte intelectual e cultural a discussão sobre os valores ético-normativos que regem a maneira como as sociedades humanas usam os recursos materiais, energéticos e bióticos.

>>>

Dependência global de combustíveis fósseis russos fragiliza sanções a Putin

A criminosa invasão invasão da Ucrânia pelo líder global da extrema-direita, Vladimir Putin, imprimiu dramática atualidade aos apelos contidos no relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas que acaba de ser divulgado.

>>>

É de biodiversidade (e não de veneno) que a agricultura precisa

"O reducionismo foi a força motriz subjacente à maior parte da pesquisa científica do século 20. Para compreender a natureza, diz o argumento reducionista, precisamos, em primeiro lugar, decifrar seus componentes.

>>>

As redes sociais dos fungos estão transformando a ciência

A ciência moderna foi inaugurada, de certa forma, com a famosa frase de Galileu Galilei (1564-1642): "o grande livro da natureza foi escrito em língua matemática e seus caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas".

>>>

O preço da destruição

Água, resíduos sólidos, erosão da biodiversidade, poluição atmosférica e emissões de gases de efeito estufa são alguns dos usos gratuitos e destrutivos que o sistema econômico faz da natureza

>>>

Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.

Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.