fbpx

Uncategorized

Biden: ‘tropas americanas não podem e nem devem lutar e morrer numa guerra que as forças afegãs não querem travar’

>>>

O presidente Joe Biden disse que “tropas americanas não podem e nem devem lutar e morrer numa guerra que as forças afegãs não querem travar”. Assim ele defendeu sua decisão de retirar os soldados que ainda restavam no país, mas admitiu ter sido surpreendido pela rapidez com que os talibãs chegaram a Cabul.
A inteligência americana calculava que o avanço talibã fosse demorar até 90 dias para ser completado, dando tempo para uma retirada organizada. A rendição das forças afegãs armadas e treinadas por instrutores americanos permitiu que a reconquista talibã ocorresse sem obstáculos.
O caos no aeroporto de Cabul produziu sete mortos. Alguns deles caíram do C-17 da Força Aérea, que foi seguido na pista por uma multidão desesperada querendo fugir de Cabul. As operações de pouso e decolagem foram suspensas e depois transferidas para a área militar do aeroporto. Logo depois do curto discurso de Biden na Casa Branca, o porta-voz do Departamento de Estado informou que os afegãos que correm risco por terem trabalhado para as forças americanas, como tradutores, cozinheiros, informantes, espiões e funcionários burocráticos, deverão ser tirados do país.

Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.

Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.