Internacional
09.10.2021
Israel ataca base aérea de iranianos na Síria
Aviões israelenses atacaram uma base aérea síria controlada por soldados iranianos, matando dois deles e ferindo outros seis, na noite de sexta-feira. O objetivo eram armamentos do Irã destinados ao Hezbollah, no Líbano.
A Síria divulgou este comunicado: “O inimigo israelense executou uma agressão contra a área militar de Al-Tanf, disparando mísseis na direção do aeroporto militar T-4, na região central”. O comunicado acrescenta que a defesa aérea síria derrubou a maioria dos mísseis.
Já houve vários ataques à mesma base aérea T-4, neste ano e em 2020. No mês passado, mísseis israelenses cruzaram o céu de Damasco e um avião não identificado atacou uma base iraniana na província síria de Deir al Zor, perto da fronteira com o Iraque.
O porta-voz militar israelense não comentou o bombardeio de hoje denunciado pela Síria. As informações foram atribuídas a uma ONG de Direitos Humanos.
A tensão entre Irã e Síria deve crescer mais, já muito alta porque os iranianos não voltaram às negociações nucleares em Viena e estariam agora a um mês de construir a primeira bomba atômica do mundo islâmico.
(Foto de satélite da base aérea síria T-4)