fbpx

Oriente Médio

Líbano: pausa pelos mortos.

>>>

O Líbano está de luto nesta sexta-feira, velando os sete mortos da nova irrupção de violência que trouxe à lembrança o vulcão adormecido da guerra civil. Os principais jornais americanos voltaram suas capas de hoje para cenas libanesas de ontem.

Os xiitas do Hezbollah e Amal acusam os cristãos pelos disparos contra manifestantes que pediam a saída do juiz Tarek Bitar, o segundo juiz que investiga a explosão no porto de Beirute, com 217 mortos, no ano passado. Os cristãos negam que tenham atirado. Os tiros vieram do alto dos prédios, onde alguns franco-atiradores se entrincheiraram.

Como o primeiro juiz, o segundo, Bitar, quer interrogar políticos e ex-ministros, o que tem provocado a agitação que irrompeu em tiroteio. A responsabilidade pelas toneladas de amônia guardada sem cuidados no porto de Beirute recai sobre o Hezbollah. O destino dela era outro, africano, mas o navio que a transportava estava ameaçado de naufrágio, e então sua carga foi retirada.

Altamente explosiva, a amônia ficou num galpão em que havia estoque de fogos de artifício. Quem a mandou para lá? Por que ficou tanto tempo sem ser removida? Ninguém assumiu responsabilidade. Os familiares dos mortos querem respostas.
(capas via kiosko.net)

Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.

Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.