Internacional
25.08.2021
México ajudou jornal New York Times a tirar jornalistas do Afeganistão
>>> MR
O jornal New York Times publica nesta quarta-feira que o México conseguiu tirar a equipe afegã do jornal do Afeganistão, façanha impossível para o governo americano. Há um misto de crítica, ironia e vingança no artigo. O editor e presidente do Times, A.G. Sulzberger, escreveu um e-mail para agradecer a generosidade do governo mexicano — “uma ajuda inestimável para pôr nossos colegas afegãos e suas famílias fora de perigo”. Mas lembrou: “O apoio não afetará a cobertura do Times sobre o México”.
O artigo do Times começa com a chegada de sua equipe afegã “não em Nova York ou Washington, mas no aeroporto internacional Benito Juárez, da Cidade do México”. Isso depois que as duas organizações jornalísticas mais poderosas dos EUA buscaram ajuda desesperadamente” — o outro jornal mencionado é o Wall Street Journal, também com equipe afegã a repatriar, talvez de novo pelo governo mexicano.
A diferença entre México e Estados Unidos é a disponibilidade para superar a burocracia do sistema migratório. O chanceler mexicano tratou o pedido do Times como uma proteção humanitária temporal, enquanto os americanos só dão visto após investigação.
O repórter do Times comparou a imagem do México criada pela barreira aos imigrantes latinos que procuram entrar nos EUA com o acolhimento aos afegãos. O chanceler mexicano Marcelo Ebrard disse que as duas posturas são coerentes, não opostas: num caso, os refugiados buscam uma vida econômica melhor e trabalho; no outro, a busca é pela sobrevivência. O Times publicou o texto também em espanhol aqui: https://www.nytimes.com/…/new-york-times-mexico…
Leia Mais
Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.
Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.