fbpx

Internacional

O Talibã e Imprensa

>>>

O Talibã está chicoteando a imprensa livre. As costas dos dois repórteres da foto é uma prova. Eles estavam apenas cobrindo um protesto em Cabul.
O New York Times publica esta foto neste sábado, informando que outros repórteres também já foram castigados fisicamente, a despeito da promessa do Talibã de respeitar a herança de imprensa e de mulheres livres legada por 20 anos de ocupação ocidental do Afeganistão, liderada pelos EUA.
As mulheres foram mandadas para casa, de onde só devem sair cobertas totalmente por burcas, só os olhos de fora. Uma delas, policial, grávida, foi morta por “soldados” do Talibã, recentemente. O novo governo só tem homens.
Programas populares de TV não são mais exibidos. Instalou-se a autocensura na imprensa. A única regra para jornais, rádios, tevês e sites na internet é a de que devem respeitar a lei islâmica e os interesses nacionais. O Times conta que muitos dos correspondentes estrangeiros partiram do Afeganistão e a metade da imprensa local fechou, intimidada, o futuro incerto e problemas financeiros. (Para ler a reportagem do Times, clique neste link: https://www.nytimes.com/…/afghanistan-journalists…

Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.

Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.