Cultura
29.09.2021
Obra realista no museu: “pegue o dinheiro e corra”
O artista dinamarquês Jens Haaning recebeu o equivalente a 84 mil dólares em notas da moeda local, krone, para recriar duas de suas obras anteriores em que ele usou dinheiro nas telas. As duas novas telas foram entregues, porém totalmente brancas, com o título: “Pegue o dinheiro e corra”.
A exposição sobre “o futuro do trabalho”, no Museu de Arte Moderna Kunsten, em Aalborg, na Dinamarca, está expondo as telas vazias de Haaning, mas espera receber os 84 mil dólares de volta em janeiro. O artista não pensa em devolução. Ele disse à rede CNN, por telefone:
“Do meu ponto de vista artístico, eu poderia criar uma peça muito melhor do que eles (o museu) poderiam imaginar. Não acho que roubei dinheiro… Eu criei uma obra de arte, que é talvez 10 ou 100 vezes melhor do que o que tínhamos planejado. Qual é o problema?”
A disputa iniciada entre o museu e o artista tem tudo a ver com o tema da exposição, o futuro do trabalho. Ao lado das duas telas vazias está o e-mail em que Haaning se explica: “Escolhi fazer um novo trabalho para a exposição, em vez das duas obras de 14 e 11 anos atrás”. Além dos 84 mil dólares, o Museu Kunsten pagou mais 1.571 dólares para as molduras e a entrega das obras. O seu diretor, Lasse Andersson, espera receber de volta o que pagou: “Não é meu dinheiro — é dinheiro público, é dinheiro do museu. Por isso faremos tudo para que volte para nós”.
(Fotos do Museu Kunsten)