Religião
06.10.2021
PEDOFILIA NA FRANÇA: O PAPA ENVERGONHADO.
O Papa Francisco expressou sua própria “vergonha” e a da Igreja Católica Romana pelas 330 mil crianças que sofreram abusos sexuais por clérigos e leigos associados à igreja em 70 anos.
Um relatório de 2.500 páginas com as denúncias foi divulgado na terça-feira e repercute nesta quarta-feira na imprensa francesa.
“Gostaria de expressar às vítimas minha tristeza e dor pelo trauma que sofreram”, disse o Papa Francisco, ontem, em audiência no Vaticano.
“Também é minha vergonha, nossa vergonha, minha vergonha, pela incapacidade da igreja, por muito tempo, em colocar (a questão) no centro de suas preocupações.” Ele pediu aos bispos e superiores religiosos que tomem todas as ações necessárias “para que dramas similares não se repitam”.
O relatório sobre pedofilia na igreja francesa calcula que 216 mil entre as 330 mil crianças sofreram abusos sexuais por parte de padres. O restante é atribuído a líderes escoteiros ou a conselheiros.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que os “pensamentos (do Papa) vão, em primeiro lugar, para as vítimas, com uma profunda tristeza por suas feridas e gratidão por sua coragem de falar”.
(capas via kiosko net)