Internacional
15.08.2021
Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, está no Tajiquistão
O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, está no Tajiquistão, e o Talibã tomou conta do palácio presidencial, pedindo que funcionários do governo se mantenham em seus cargos. O ministro do Interior, Abdul Sattar, informou que vai passar o poder a uma administração temporária. Os americanos também deixaram Cabul, levados de helicópteros da embaixada para o aeroporto. Representantes dos dois lados, e mais um grupo de americanos, devem discutir a transferência de poder no Catar. Pelo que se viu nas cidades ocupadas, o Talibã está se mostrando com uma postura mais moderna, sem execuções
Sumárias e nem a exigência de burca para as mulheres, pelo menos até agora. Um porta-voz do grupo informou que vão proteger os direitos das mulheres e a liberdade para a imprensa e diplomatas.
“Garantimos ao povo, particularmente aos habitantes de Cabul, que suas propriedades e vidas estão seguras”, disse Suhail Shaheen à BBC. Alguns tiros ainda são ouvidos na capital. Perto do aeroporto, carros foram abandonados com a chave por quem correu para o aeroporto, a estrada congestionada.
(Foto Newsbreak)