Internacional
27.08.2021
Quem é a grafiteira afegã Shamsia Hassim
>>> MR
Volto a escrever sobre a grafiteira do Afeganistão, Shamsia Hassani, vista aqui por mais de duas mil pessoas, dia 21 de agosto. Vim a saber que ela está a salvo, fora do alcance do Talibã, que não a perdoaria pela galeria de mulheres de olhos fechados, sem boca, exibidos nos muros de várias cidades afegãs. Também tenho agora a obra de Shamsia, 33 anos, em melhor resolução, grafites e telas. Selecionei algumas frases de uma entrevista que ela deu ao site borepanda:
“O povo no Afeganistão não é contra a arte, mas contra mulheres em atividade. Assim, quando alguém me vê na rua grafitando, xinga e me acusa de pecadora”.
“Quando pinto em espaços públicos, começo e me sentir insegura depois de 15 minutos, e aí vou embora. Se tivesse a oportunidade de ficar por 2-3 horas, meu trabalho seria melhor. Mas com 15 minutos só posso pintar algo muito simples e inacabado”.
“Eu acreditava que o grafite poderia ser uma maneira de as pessoas vivenciarem minha arte, pessoas que nunca foram a uma exposição e nunca viram minha obra. Eles poderiam ter a chance de descobrir e desfrutar de algo novo. Talvez alguns até tirassem fotos na frente de um muro grafitado e tivessem alguns minutos de entretenimento.”
“Agora, com o retorno do Talibã (ainda não acredito em nada quando digo isso), muitas mulheres estão deixando o país e… não vejo um futuro brilhante. O resultado de todos esses anos de esforço foi por nada.” (Mais informações no post de 21/8)
Leia Mais
Frentão é o portal que seleciona pra você,
a toda hora, o melhor da mídia brasileira.
Esse site usa cookies para criar uma experiência personalizada para você.
Usando esse site você concorda com nossa política de privacidade.