COP-26
27.10.2021
SEM CLIMA PARA A RAINHA
>>> MR
A Rainha Elizabeth não vai participar da COP26, que começará neste domingo, em Glasgow, na Escócia. O médico real a pôs de repouso no castelo de Windsor, depois de submetê-la a exames internando-a em hospital por uma noite.
Mas a rainha fará uma aparição por videoconferência. Só ela, e não outros ausentes, como o russo Wladimir Putin, o mexicano Andrés López Obrador e, provavelmente, o chinês Xi Jinping, que não confirmou presença até agora. A cúpula do clima mundial será exclusivamente presencial.
Logo depois que a Rainha recusou o título de “velhinha do ano”, que uma revista a queria atribuir, dizendo que se sentia jovem, ela foi proibida de visitar a Irlanda do Norte, depois passou uma noite em hospital, recebeu ordem de repouso e agora cancelou a presença na COP26. Seu filho, o príncipe Charles, representará a realeza e adiantou que pretende participar ativamente.
A maior busca no Google, no Reino Unido, é a pergunta: “Como está a Rainha”. A resposta poderia ser: ela está sorridente, a julgar pela videoconferência com a qual os embaixadores da Coreia do Sul e da Suíça lhe apresentaram credenciais. A Rainha gostaria que mais líderes comparecessem à COP26. “Só sabemos sobre pessoas que não estão vindo”, disse a rainha ao participar da abertura do Parlamento galês em Cardiff, em comentários captados por um microfone aberto. “É muito irritante quando eles falam, mas eles não fazem.”
(Foto Victoria Jones, publicada pelo Washington Post)