Internacional
24.09.2021
Sono vermelho e dourado
Este é o título da revista Der Spiegel deste fim de semana de eleições na Alemanha. Cada palavra está escrita com uma das cores da bandeira alemã. Uma amiga alemã explicou que o título faz alusão à falta de interesse dos alemães nas eleições. Mas como? Vão escolher quem substituirá Angela Merkel, que é homenageada na capa de várias revistas e jornais internacionais nos últimos dias.
A eleição é importantíssima não só para a Alemanha, mas para a União Europeia. Uma geração de jovens alemães que votarão pela primeira vez só viveu sob o governo de Merkel, que durou 16 anos. Não sou alemão, mas acompanhei com interesse a tradução de parte dos três debates que os três principais candidatos fizeram na TV.
Tudo indica que o resultado será apertado, mas mais favorável à esquerda, ao SPD, Partido Socialdemocrata. A CDU, União Democrata-Cristã, de centro direita, o partido de Merkel, deve conseguir o segundo lugar, pelas últimas pesquisas. E muito cotado está o Partido Verde, que vai crescer, mas não vencer. Veremos: os resultados não deverão ser conhecidos no próprio domingo. (capa da Der Spiegel via kiosko.net)