Esporte
07.02.2022
Vai, Palmeiras!
Paulistano e Palmeirense, Américo Calandriello Jr, é o quarto da esquerda para a direita, de óculos e com o charuto da vitória na mão. Ameriquinho está onde estiver o Verdão.
Amanhã, terça-feira, 8, o Palmeiras dará o primeiro e importante passo para essa reta final de conquistar o título de Campeão Mundial.
É a terceira vez que o Verdão chega.
Chegou em 1999, comandado por Luiz Felipe Scolari, naquele jogo da falha história do grande goleiro Marcos.
Esse jogo – inesquecível pela tristeza provocada – foi disputado no dia 30 dia novembro de 1999. O Palmeiras foi melhor que o adversário, o Manchester United, mas esbarrou no goleiro inglês. Por outro lado, uma boa cruzada sobre a área, saída errada do goleirão Marcos e o gol da vitória que deu o título ao inglês Manchester.
Chegou à fase semifinal também no ano passado, quando foi eliminado logo no primeiro jogo pelo Tigres, do México, 1 a 0. E o pior, na disputa pelo terceiro lugar, perdeu nos pênaltis para o Al Ahly. Ou seja: entrou e saiu do mundial sem marcar um gol sequer.
Para a disputa que começa amanhã a história é bem diferente.
O Palmeiras terminou a temporada do ano passado e, imediatamente, deu férias a seus jogadores.
No começo deste ano o Palmeiras fez sua estreia no Paulistão usando time reserva.
Toda a energia foi economizada e concentrada para a disputa do Mundial.
O time viajou para Abu Dhabi com tempo bastante para descansar.
Tem um excelente elenco.
Sem dúvida alguma, essa é a maior chance do Verdão de se livrar da piada com aquela musiquinha “O Palmeiras não tem mundial…”
Mas, o adversário de amanhã não é nenhuma carne assada.
O Al Ahly lidera o campeonato nacional do Egito e já fez seu primeiro jogo, vencendo o Monterrey, do México.
No seu primeiro jogo, o Al Ahly teve desfalques importantes de jogadores que estavam servindo a Seleção do Egito na disputa da Copa Africana, que terminou neste domingo.
Assim, o treinador Pitso Mosimane poderá contar então com os zagueiros Mohamed Abdelmonem e Ayman Ashraf, os meias Hamdy Fathy e Amro El-Soulia, além do atacante Mohamed Sherif, camisa 10 e um dos principais destaques da equipe.
Reforços, sem dúvida, importantes.
Declaração
De amor.
O portal UOL publicou extensa carta do atacante Dudu, que é verdadeira declaração de amor ao Palmeiras.
Segue a parte final do belo texto.
“É só vivendo dentro do Palmeiras que a gente percebe como o Palmeiras é espetacular. É um clube que transborda amor, transborda vontade de ganhar, de crescer. Do porteiro que recebe a gente quando a gente chega até a presidente. A gente tem essa ambição de sempre vencer, de sempre estar no topo.
Dentro do clube os funcionários se ajudam, os jogadores se ajudam. É por causa de coisas assim que a gente acredita que é sim possível conquistarmos o Mundial. Estamos confiantes e sabemos que é difícil. Sabemos que a gente vai ter grandes adversários pela frente. Que teremos uma semifinal muito difícil contra o Al Ahly. A gente sabe da dificuldade que a gente vai ter nessa semifinal.
Mas, assim como a gente, tem muito torcedor que acredita no título. Como tem aqueles que acham que não temos chance. E eu gostaria muito de pedir àqueles que não acreditam que não nos atrapalhem. Porque eu tenho certeza que quem não acredita não pode ser torcedor do Palmeiras de verdade.
Porque o palmeirense sempre acredita.”
______________________________________________________________
Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.